Quanto custa um casamento? 3

wedding-725432_1280

Essa deve ser de longe a primeira pergunta que qualquer casal que acabou de ficar noivo deve se fazer. E posso dizer que não é uma pergunta com resposta fácil ou simples, porque existe casamento para todos os bolsos e gostos. Sem falar que esses valores variam demais de cidade para cidade, se vai ser num sábado ou dia de semana e por ai vai. Não posso dizer para vocês que existe um número mágico, simplesmente porque esse número não existe e provavelmente nunca existirá.

Lembro até hoje que quando João e eu casamos em 2012 muita gente tentou desestimular a gente a fazer festa e dar entrada em um apartamento. Só que na época o valor de um casamento simples e intimista como desejávamos não dava para dar entrada em um apartamento na Tijuca, bairro no qual moramos e não pretendemos deixar. O que hoje em dia, posso dizer que tudo mudou demais. Antigamente (lá em 2012) o valor médio de um casamento de um casal de classe média no Rio de Janeiro para 150 convidados ficava em R$ 50mil, isso um casamento num lugar bacana, contratando fornecedores um a um e sem extravagâncias ou atrações. Mas isso mudou muito mesmo de lá para cá.

Sou uma pessoa que sempre prezou por qualidade e um preço justo, e que apesar de ter trabalhado muito tempo como compradora nunca gostou de ficar pedindo desconto para os profissionais de casamento (#mejulguem). Na verdade, se não cabia no meu bolso eu simplesmente procurava outro fornecedor. Mas vou confessar que o mercado de casamentos no Rio de Janeiro sofreu com um grande boom. Talvez o crescimento na busca por festas personalizadas e cada vez mais exclusivas tenha feito com que o mercado se profissionalizasse cada vez mais, o que fez com que alguns dos valores sofressem grandes reajustes. Claro que a curva de crescimento fez com que alguns preços tenham se perdido no céu e alcançado a lua de tão altos, o que torna cada vez mais difícil para um casal que quer um casamento bacana, mas sem ter que vender um rim para ter um consiga casar. Sim, isso é um desabafo tanto quanto fornecedora quando amiga de noivas que sonham com algo que tem se tornado cada vez mais difícil de alcançar.

Bem, para tentar ajudar vocês nós montamos um mini guia, mas isso não significa que esses valores são definitivos. Tudo pode variar conforme o sonho e os desejos dos noivos. Claro que é possível se casar gastando menos, da mesma forma que muito mais também é possível. Nós estamos usando como parâmetros um casamento realizado no mesmo local da festa para 150 convidados com 1 hora de cerimonia e 5 horas de festa.

planilha-quantocustaumcasamento

Alguns valores podem assustar, eu sei, mas optei por ser totalmente realista com vocês. Claro que podemos usar isso como base e ver os percentuais que cada categoria ocupa no orçamento total. E a partir desses percentuais adequar tudo a sua realidade.

gráfico-gastoscasamento

De toda forma, isso é para dar uma luz para todos vocês sobre os valores médios atuais do mercado carioca. Claro que isso varia demais de bairro para bairro e de realidade para realidade. Obviamente é possível se casar com muito menos, da mesma forma que também é possível um casamento custar 10x esses valores. Tudo depende do serviço que você busca, de uma forma geral não tem como comparar um valor de uma casa que opera com o chamado pacote completo com um casamento no qual os noivos escolhem fornecedor por fornecedor.

Principais dúvidas sobre orçamento:

É impossível casar gastando menos?

Claro que não. Existem diversos tipos de comemoração, desde um bolo e champanhe até uma festa bombante de 10hr de duração. O ideal é adequar seus sonhos ao orçamento disponível.

Quanto mais convidados mais caro é o casamento?

Sim. A maioria dos itens são orçados tendo como base o número de convidados, principalmente os da categoria de alimentos e bebidas.

Adoraria dar algumas lembrancinhas para os meus convidados, mas você não incluiu no orçamento. Porquê?

Atualmente uma festa de casamento tem um custo muito alto, o que tem feito que a lista de convidados seja cada vez mais reduzida. Ou seja, ser convidado já é uma grande lembrança, não é totalmente essencial dar uma lembrancinha. Vale mais investir o valor em itens que são essenciais como boa comida, bebida gelada e boa música.

Se eu optar por pagar alguns itens existe chance de desconto?

Sim, a maioria dos fornecedores oferece descontos para pagamentos a vista, que variam de 5% até 15%. Então, se vocês puderam optem por pagar alguns serviços a vista. (mas não esqueçam de sempre terem um contrato)

 

Ufa, os post ficou grande, mas tentei esclarecer o máximo possível as possíveis dúvidas de vocês. Tem mais alguma pergunta? Comenta aqui que vamos respondendo e atualizando o post. 😉